domingo, 3 de março de 2013

LINGUAGEM DENOTATIVA E LINGUAGEM CONOTATIVA

* LINGUAGEM DENOTATIVA

Quando o emissor busca objetividade de expressão da mensagem, utiliza a linguagem denotativa, com função referencial. As palavras são empregadas em seu significação (usual, literal, real), referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária.

A denotação é encontrada em textos de natureza informativa, como textos jornalísticos ou científicos, visto que o emissor busca informar objetivamente o receptor.

É comum na literatura brasileira os autores empregarem as palavras em um outro sentido, o conotativo (figurado). Todavia, é na poesia que isso ocorre com mais frequência, embora não seja apenas na literatura e na poesia que a conotação aparece, mas também nos anúncios publicitários e até mesmo na linguagem do dia-a-dia.

Denotação de um termo é o objeto ao qual o mesmo se refere.

É o emprego de palavras no seu sentido proprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.

Por isso, a palavra literária é conotativa, é uma linguagem carregada de emoções e sons. Isto fica evidente em momentos da crônica Notícia de Jornal de Stanislaw Ponte Preta: "João José Gualberto, vulgo Sorriso, foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos. (…)"

* LINGUAGEM CONOTATIVA

Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações.

Exemplos:

A frieza do olhar nao se esconde.

A lua nova é o sorriso do céu.

Exemplos de conotação: Os provérbios ou ditos populares são exemplos da linguagem de uso conotativo.

"Quem está na chuva é para se molhar" seria o mesmo que: "Quando alguém opta por uma determinada experiência, deve assumir todas as regras e consequências decorrentes dessa experiência".
"Em Casa de ferreiro, o espeto é de pau" é equivalente a que a pessoa faz favores fora de casa, para os outros, mas não faz em casa, para si mesma.

Conotação é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. Além da sua denotação, o sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata, subjetiva.É o sentido de palavras em um sentido incomum,figurado,circunstancial,que depende sempre do contexto.

34 comentários:

  1. Respostas
    1. Foi um prazer tê-l@ em meu blog. Aceitamos sugestões! Bons estudos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Os conteúdos de denotação e conotação caem, geralmente, em textos e questões de interpretação. Sempre é bom trabalhar junto à leitura.

      Excluir
  3. Realmente, é muito bom trabalhar ou estudar com a leitura. Amo Português e sou apaixona por livros!!!:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura nos possibilita criar e recriar mundos, entrando no campo das possibilidades infinitas. Pena as pessoas (mais aqui no Brasil) não gostarem de ler, talvez, por falta de estímulo ou por preguiça mesmo! Um bom livro é sempre um grande amigo! Abraço.

      Excluir
    2. gostei muito, tirou todas asminhas dúvidas

      Excluir
  4. Respostas
    1. Esteja sempre à vontade para entrar e comentar o quanto quiser! Fico muito contente em poder ajudar e colaborar em seus estudos. Grata pelo comentário! Abraço.

      Excluir
  5. ótima explicação, agora pude entender mais um pouco de conotativa e denotativa obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve postarei mais conteúdos gramaticais, de semântica e de mofossintaxe para ajudar ainda mais nos estudos de nossa temida língua portuguesa. Obrigada pelo comentário! Bons estudos.

      Excluir
  6. Adorei o blog!Explicação clara e sucinta.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Emilly, pelo elogio! Como sou professora, fico muito feliz em poder ajudar nos conteúdos gramaticais da língua portuguesa. Ainda mais contando com a semântica, que nos parece tão simples e acaba nos confundindo um bocado. Abraço.

      Excluir
  7. Assim, não sou muito boa em Português, mas pelo que eu pude compreender, a Linguagem Denotativa é uma forma de linguagem mas simples, mas direta, sem rodeios. A Linguagem Conotativa é uma forma mais enfeitada, mais detalhada, mais profunda. Estou certa? #MeAjudouMuito

    ResponderExcluir
  8. Linguagem clara e objetiva, fácil de entender!

    ResponderExcluir
  9. muito bom ,ajudou bastante no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  10. CAPETAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  11. Muito bem explicado, um conteúdo de suma importância para nos leitores, agradeço pelos minutos aqui muito bem gastos e parabéns aos criadores que nos disponibilizaram tal material.

    ResponderExcluir
  12. VALEU PEQUENA ILHA,ME AJUDOU NA TAREFA !

    ResponderExcluir
  13. muito bom.....eu estava precisando para um trabalho de escola e o seu blog foi o mais objetivo....parabéns.....você leva jeito para essas coisas.....um dez.....mais uma seguidora no seu blog.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe as reticências seguidas.....pois já é uma certa mania.......joinha????????????????kkkkkkk

      Excluir
  14. cara sabia nem por onde começar. mas lendo essa explicação, ficou tudo claro..
    obrigado...

    ResponderExcluir
  15. muito bom. Principalmente para nós que gostamos de pesquisar e saber mais sobre as coisas.
    quero agradecer pela bela explicação.
    OBRIGADAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada! Suas explicações foram de grande valia para o nosso entendimento!

    ResponderExcluir