quinta-feira, 6 de junho de 2013

Poesia e Versificação

Alguns conceitos e explicações importantes:

Versificação ou metrificação: é o estudo dos metros, pés, acento e ritmo do verso. A versificação ou metrificação estabelece normas para a contagem das sílabas de um verso.

Poesia: é a qualidade presente em certos artefatos culturais, capaz de despertar o sentimento do belo e provocar o encantamento estético. Dessa forma, a poesia pode estar em um conto, na cena de um filme, ou de uma telenovela; nas artes plásticas, como a pintura, a escultura; ou nas ruas.

Poema: é o texto composto em versos (linhas breves) e estrofes, numa oposição ao texto composto em prosa (linhas longas), isto é, composto em orações, períodos e parágrafos. Sendo assim, é evidente que nem todo poema obrigatoriamente é ou contém poesia. Assim como a boa prosa de ficção só é boa porque está carregada de poesia.

Verso: é o nome que se dá a cada uma das linhas que constituem um poema.

Verso livre: versos que não tem uma configuração métrica.



Estrofe: é composta por versos.

Metro: é o nome que se dá à extensão da linha poética. Pela contagem de sílabas de um verso, podemos estabelecer seu padrão métrico e suas unidades rítmicas.

Ritmo: é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, o ritmo é formado pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.

Melodia : é a sequência de notas (no caso da poesia, de sons) que, apresentando organização rítmica com sentido musical, se relacionam reciprocamente, de modo a formar um todo harmônico, uma linha melódica.

Rima: é a igualdade ou semelhança de sons na terminação das palavras: asa, casa; asa, cada. Na rima asa, casa há paridade completa de sons a partir da vogal tônica; na rima asa, cada a paridade é só das vogais. As rimas do primeiro tipo se chamam consoantes; as do segundo, toantes. Foneticamente, uma rima pode ser perfeita - se houver identidade entre as terminações das palavras que rimam (neve/leve) - ou imperfeita, se houver apenas semelhança (estrela/vela). Morfologicamente, a rima é pobre quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (coração/oração), e rica quando as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes (arde/covarde).

Quanto à posição na estrofe, as rimas podem ser classificadas como:
a) emparelhadas ou paralelas (aabb)

“Vagueio campos noturnos a
Muros soturnos a
Paredes de solidão b
Sufocam minha canção b
(Ferreira Gullar)

b) cruzadas ou alternadas (abab)

Se o casamento durasse a
"Semanas, meses fatais b
Talvez eu me balançasse a
Mas toda a vida... É demais!" a
(Afonso Celso)

c) opostas, intercaladas ou interpoladas (abba)
“Não sei quem seja o autor a
Desta sentença de peso b
O beijo é um fósforo aceso b
Na palha seca do amor!” a
(B. Tigre)

d) continuadas: consiste na mesma rima por todo o poema.

e) misturadas: são as rimas que não seguem esquematização regular.

f) Versos Brancos: são os do poema sem rima.
Escansão é a contagem das sílabas de um verso. A seguir, as regrinhas para se escandir versos:
Como escandir?

1) Na contagem das sílabas métricas, contamos até a última sílaba tônica e desprezamos a sílaba ou sílabas átonas finais. Diante disso, ao encontrarmos um vocábulo paroxítono não contamos a última sílaba (en/ con/ tro). Nas proparoxítonas, desprezamos, para efeito de contagem, as duas últimas sílabas (cá/ lido).

2) Quando houver encontro de vogais (vogal no fim de uma palavra e outra vogal no início do vocábulo seguinte), formando um ditongo, conta-se apenas uma sílaba métrica:


3) Ditongos crescentes forma uma única sílaba métrica: ma/ li/ cia; tê/ nue.


4) Os hiatos permanecem com suas vogais separadas - e estas constituem sílabas métricas: cru/ el ; vô/ o.


Quanto ao número de estrofes, o poema se classifica em:

1 verso - monóstico
2 versos - dístico
3 versos - terceto
4 versos - quarteto ou quadra
5 versos - quinteto ou quintilha
6 versos - sexteto ou sextilha
7 versos - septilha
8 versos - oitava
9 versos - novena
10 versos - décima
Mais de 10 versos chamamos de irregulares.


Quanto à Métrica, um verso pode ser:


1. monossílabo: verso com apenas uma sílaba;
2. dissílabo: verso com duas sílabas;
3. trissílabo: “ “ três “
4. tetrassílabo: “ “ quatro “
5. pentassílabo: “ “ cinco “ , também chamado Redondilha Menor
6. hexassílabo: “ “ seis “
7. heptassílabo: “ “ sete “ , também chamado Redondilha Maior
8. octossílabo: “ “ oito “
9. eneassílabo: “ “ nove “
10. decassílabo: “ “ dez “ , também chamado de Heroico
11. hendecassílabo: “ “ onze “
12. dodecassílabo: “ “ doze “, também chamado de Alexandrino

O verso que se repete no início de todas as estrofes de um poema chama-se ANTECANTO e o que se repete no final, BORDÃO. O conjunto de versos repetidos no decorrer do poema chama-se ESTRIBILHO ou REFRÃO.

Agora que você já sabe tudo sobre versificação, leia o nosso poema e responda: Há poesia nesse versos? Eles tem melodia, ritmo e rima? Ele segue um padrão métrico?
Deixe o seu comentário.


O barbante


O barbante envolve os pulsos
como o pulsar de um coração
E em meio a tantos insultos
Decidi perdoar a minha paixão

O barbante nos faz sofrer
Nos faz prender uns aos outros
Ainda assim traz-nos vontade de viver
Sede de começar de novo.

O barbante é a própria escrita
Que desperta a criatividade
Com ele fazemos poesia
Criando e recriando a nossa realidade.

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