segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Signo linguístico

1. Introdução

O fundador da lingüística moderna chama-se Ferdinand de Saussure. Saussure trouxe novos caminhos para a lingüística, graças ao seu estudo sobre a língua e a fala (langue e parole). ParaSaussure a língua foi imposta ao indivíduo, enquanto a fala é um ato particular.A soma língua + fala resulta na linguagem.
Outro aspecto básico da doutrina saussuriana é a do signo lingüístico. O signo é o resultado designificado mais significante.

➢ Signo = significado + significante

S.m. Indício, marca, símbolo, sinal indicativo. / Lingüística: Qualquer unidadesignificativa, de qualquer linguagem, resultante de uma união solidária entre significantee significado.

➢ Significado: conceito

S.m. Acepção, sentido, significação. / Lingüística: Valor, sentido ou conteúdo semânticode um signo lingüístico.

➢Significante: forma gráfica + som

Adj. Que significa; significativo. / s.m. Lingüística: Imagem acústica ou manifestaçãofônica do signo lingüístico.

Toda palavra que possui um sentido é considerada um signo lingüístico. Exemplo: “Livro” é um signo lingüístico. Quando observamos o signo “livro” percebemos que ele é a união de som, conceito eescrita, ou seja, significado e significante.Outros exemplos de signos lingüísticos: Mar, cadeira, ventilador, cachorro, casa...

2. Característica do signo linguístico

a. Arbitrariedade: uma das características do signo lingüístico é o seu caráter arbitrário.Não existe uma razão para que um significante (som) esteja associado a um significado (conceito). Isso explica o fato de que cada língua usa significantes (som) diferentes paraum mesmo significado (conceito).

b. Linearidade: Os componentes que integram um determinado signo se apresentam umapós o outro, tanto na fala como na escrita.

ESQUEMA 1:



ESQUEMA 2:



ESQUEMA 3:

Nenhum comentário:

Postar um comentário